INSIDE AMSTERDAM :: NINA VAN DE PUT

ARTE, COMPRAS, DESIGN, ESTILO, VIAGEM

ninavandeputguiapinot

Fotógrafa profissional e com um olhar afiado e artístico pelas formas, pelos lugares e pela vida, Nina é uma pessoa apaixonante. Brasileira casada com um holandês (o querido Jaap, executivo e DJ) e radicada em Amsterdã há 2 décadas, ela tem sempre as melhores dicas do que acontece pela cidade dos canais. Voilá!

QUAL O SEU ENDEREÇO SECRETO EM AMSTERDÃ?

Chocolaterie Pompadour – Amo chocolate, bolos, tortas… e essa confeitaria utiliza os melhores chocolates franceses e belgas. É decorado com painéis de madeira, da antiga prefeitura de Mortsel (Bélgica, 1795). Não só os doces são maravilhosos e o café super especial, você sente que está se presenteando ao saborear tais indulgências. A atmosfera é elegante, exclusiva, até mesmo formal, mas, depois de uma fatia de torta e uma xícara de café catalão, à moda holandesa, “kofee verkeerde” (café com leite), a gente fica completamente satisfeito! 

Chocolaterie Pompadour – Huidenstraat, 12, 1016 ES

pompadour

Chocolaterie Pompadour

E meu restaurante chinês favorito, o New King, que fica ao lado do Red Light District, é considerado por quase todos os habitantes da cidade como o melhor!
A sopa Sui Kau é de morrer de deliciosa e não raro depois de um dia de comprinhas acabo lá para tomar a sopa e quem sabe comer mais umas delícias. Está sempre cheio, então o melhor é fazer reserva, mas mesmo assim evite o horário de jantar, das 18 às 20hs.

New King – Zeedijk 115-117, 1012 AV

RESTÔ COOL DO MOMENTO: Mr. Porter, dentro do W Hotel. Mas tem outras opções. Dependendo do seu momento, caminhe pelas ruas/canais do Jordaan e vai encontrar restôs deliciosos como o Toscanini, Bistrot Neuf, Assaggi, a lista é longa.

Mr Porter – Spuistraat 175, 1012 VN

mr-porter-w-amsterdam5995

Mr. Porter

Mas se quiser algo hip, então vá ao A’dam Toren onde você encontra restaurantes, nightclubs, hotel e no 17th andar o deck giratório 360º com vista para toda a cidade (site aqui)

A’dam Toren – Overhoeksplein 1, 1031 KS

hasd_adam-toren_05-eten-large5-1464270467

Bar do A’dam Toren

Foodhallen – situado num antigo depósito de trens, é um lugar imperdível. Com vários bares, pequenos restaurantes, mercados de arte e lojinhas incríveis. A atmosfera é vibrante e deliciosa.

Foodhallen – Bellamyplein 51, 1053 AT

foodhallen0.jpg

foodhallen2

Foodhallen

TRÊS LUGARES IMPERDÍVEIS PARA QUEM VISITA AMSTERDÃ PELA PRIMEIRA VEZ! 

1. Comece fazendo um ‘boat tour’ (cruzeiro pelos canais a partir de 16 euros aqui), além de ser um belo passeio, é bem informativo. Dá pra conhecer um pouco da história da cidade, sua arquitetura e é uma ótima maneira de se situar.
2. Vá para o Museumplein – onde está o Rijksmuseum Arts (o principal museu da cidade), que abriga Rembrandt e Vermeer, entre outros maravilhosos clássicos.
3. E não deixe de conferir o Van Gogh Museum – dispensa comentários.

Outros museus legais: Stedelijk Museum, Moco MuseumEye Film Institute Netherlands, arquitetura incrível, fica no norte da cidade, chega-se lá em um lindo passeio de ferry-boat, 15 minutos), e o meu preferido: FOAM, museu de fotografia de Amsterdam.

Foam – Keizersgracht 609, 1017 DS

nederlands-filmmuseum

Arena, a área central do Eye Film Institute

TRÊS LUGARES QUE NÃO SÃO TÃO LEGAIS ASSIM.

É até meio chato dizer que quase tudo é legal aqui e vale a visita. Mas, os menos legais para mim são:

  • Red Light District – Apesar de ser um lugar interessante com um mix de lojas e comidinhas, além das famosas vitrines, está sempre cheio de turistas, as ruas são um pouco sujas e a vibe é decadente.
  • Heinekein Experience – muitas filas, e na minha opinião, nada muito interessante.-
  • Museu da Anne Frank – Depois de viver em Amsterdã como turista, como estudante e como local por quase 20 anos eu finalmente fui visitar o AF Museum em abril desse ano! As filas são sempre imensas, 40 minutos no mínimo… e embora seja interessante, é estéril. Li o livro quando tinha uns dez anos de idade e esperava sentir algo daquela atmosfera, mas foi isso que senti. Na verdade a pedido do próprio Otto Frank (pai de Anne) o interior não foi restaurado com a mobília de época – o que até dá para entender – mas as salas vazias, não remetem àquele momento e apesar de existirem maquetes, que exibem o local como era, a coisa toda, como já disse, é estéril.
c619004088487974ea75f2dc44794c19

Anne Frank Museum – Prinsengracht 263-267, 1016 GV

LOJAS MAIS BACANAS PARA UM ESTILO BEM DUTCH?

Os holandeses são o supra sumo do estilo confortável. Vemos muito o clássico estilo europeu: calça cáqui + mocassim + camiseta – mas os mais cool estão ligados no estilo streetwear. Ah, e sem esquecer os indefectíveis paletós, na maioria azul-marinho. Já em se tratando de design, acho que é uma das coisas mais legais dos holandeses!

moooiams

A Moooi é uma das lojas de design holandês, famosa no mundo todo

  • Moooi de Marcel Wanders – já bem conhecida. Westerstraat, 187, 1015
  • Remy & Veenhuizen – que descobri há pouco e me apaixonei. Uraniumweg, 21, 3542 AK

PRA GANHAR A SIMPATIA DOS HOLANDESES É PRECISO… Ser autêntico! Os holandeses são super francos e diretos, o humor é conhecido até como um pouco rude, mas não, eles são simplesmente muito honestos e abertos. Sorria, seja verdadeiro e espirituoso e tudo correrá bem. Ah, e quando estiver num bar ou festa, é costume oferecer drinks para a roda de amigos, cada um oferece uma rodada, homem ou mulher! E assim vai até o bar fechar e você ser convidado para uma festa particular e/ou para o nightclub onde estiver rolando a festa/DJ da noite.

QUAL A SUA REGIÃO PREFERIDA DA CIDADE?

7b886b59052418aa3c06f0cca7ceb2c9

O bairro Jordaan

Sem dúvida a região onde moro Bickerseiland, uma das 3 pequenas ilhas que fazem parte das Westelijk Eilanden (tradicionalmente chamadas Gouden Real), conectadas a uma das mais charmosas áreas da cidade, o Jordaan. E, é claro o próprio Jordaan, um dos, senão o mais charmoso bairro de Amsterdã! Com uma vasta e borbulhante vida cultural, restaurantes maravilhosos, galerias, canais e uma atmosfera absolutamente mágica, você sempre encontra um bar bem dutch para fechar a noite.

CIDADE VIZINHA A AMSTERDÃ QUE É MARA!

Haarlem, Zaanse Schans, Utrecht… tudo é perto aqui.

utrecht56

Utrecht, 45 km de Amsterdam – 15 min partindo da Centraal Stration

ONDE VAI QUANDO QUER SE ATUALIZAR?

Dou uma volta pela Harlemmerstraat/ Harlemmerdijk que fica do lado de casa e que é uma rua super charmosa com lojinhas interessantes, boutiques, restaurantes, coffeeshops, hotéis.

E A LOJA QUE VOCÊ MAIS GOSTA?

As lojas de uma área chamada Negen Straatjes, são muito especiais, várias boutiques com os melhores designers holandeses e estrangeiros e pequenas lojas de antiguidades.

  • The Otherist – se gosta de taxidermia e pequenas excentricidades. Leliegracht 6, 1015 DE
  • Bijenkorf – uma loja de departamentos que reúne as melhores marcas nacionais e internacionais, cosméticos, móveis e utilidades. Dam 1, 1012 JS
  • As lojas da P.C. Hooftstraat – uma rua que reúne todos os best designers como Gucci, Chanel, Dolce & Gabanna entre outros.
  • E lojas vintage que são super especiais, minhas favoritas: Laura DolsBij OnsRumours Vintage & Design

UM RESTÔ LEGAL, FREQUENTADO SÓ POR LOCAIS.

Café Amsterdam – situado numa antiga fábrica de gás, de arquitetura belíssima com pé direito super alto, antigas bombas de gás, mobiliário de madeira o local tem uma vibe histórica e industrial. Cozinha francesa, holandesa e italiana. O filet tartar é maravilhoso. Watertorenplein 6, 1051

cafe-amsterdam-1

Cafe Restaurant Amsterdam

MELHORES GUIAS DE PROGRAMAÇÃO DA CIDADE: Time Out, iamsterdam, Your Little Black Book

MELHOR PROGRAMA PARA IR A DOIS: Reserve a suíte presidencial do W Hotel, compre tickets para uma festa bafo, passe o dia no So Spa do The Grand Hotel, jante no Yamazato (por exemplo) e depois de produza e curta a festa!

W Hotel: Spuistraat 175, 1012 VN

So Spa: Oudezijds Voorburgwal 197
1012 EX

Yamazato: Ferdinand Bolstraat 333, 1072 LH

w-hotel-3

Suíte presidencial do W Hotel Ams

“Amsterdam é isso: vibrante e relax, livre, bela, divertida, sem preconceitos e responsável!” Nina Van de Put

MAIS AMSTERDAM

ams2

ams3

ams5

ams6

ams78

amsh

amslightfest

LIGHT FESTIVAL

amswanders

MARCEL WANDERS

amspullitzer

HOTEL PULITZER

ams9

ams10

BIKE PARK

Anúncios

Um comentário sobre “INSIDE AMSTERDAM :: NINA VAN DE PUT

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s