FIO DA MEADA :: IGUATEMI 50

ARTE, ESTILO

fiodameada2

Para comemorar seus 50 anos, o Iguatemi SP está fazendo vários bate-papos com personalidades da moda, da arte e do design. O projeto “O Fio da Meada” é comandado pelo curador Marcello Dantas, que faz a mediação dos papos. Na edição desta quarta (19/10) teve o artista Vik Muniz, a realizadora da SP Arte Fernanda Feitosa e o Rony Rodrigues, da agência de tendências Box 1824 e a marca de moda Cotton Project.

Os 3 falaram sobre a importância da mão humana na arte contemporânea, debatendo e dando vários exemplos de como a arte e a criatividade em geral ainda dependem do talento da interferência humana. Vik falou bastante de como admira a mão do artista que continua aprendendo sempre e citou o caso do amigo e artista plástico americano Chuck Close, que sofreu um derrame e ficou com parte do corpo imobilizado durante um tempo. Mesmo ficando sem pintar, tempos depois o artista reaprendeu a desenhar e se expressar através da arte.

chuck-close-working-self-portrait

“Self-portrait in progress” apresenta parte do Chuck Close antes do derrame e depois, com o artista reaprendendo a pintar

Rony citou ainda a questão da inteligência artificial, que repete padrões, grava e pode reproduzir novos trabalhos a partir do padrão. Ele citou por exemplo, que “no futuro, surgirão novos quadros do Van Gogh, que não serão do Van Gogh, mas feitos a partir dos padrões que ele deixou na arte”.

Vik ainda comentou que para se manter criativo, ele sempre se instiga a enfrentar novos desafios. Citou o exemplo de quando fez a abertura de uma novela, onde muita gente o criticou dizendo que a arte dele estaria morta a partir daquilo (veja o abertura de “Passione” aqui), mas que na verdade, ele sempre arrisca colocar seu trabalho e realizar seu trabalho em novas áreas, pois isso é muito prazeroso para ele e que o deixa mais aberto e livre para criar.

fiomeadaiguatemi

Rony Rodrigues, Fernanda Feitosa, Vik Muniz e Marcello Dantas na manhã de quarta

O “Fio da Meada” acontece até o dia 28/10 no Lounge One e Cinemark do Iguatemi SP. Os ingressos custam R$ 30 e a inscrição pode ser feita no www.iguatemi50anos.com.br

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s